BASES NITROGENADAS-DNA E RNA
As bases nitrogenadas são compostos químicos que possuem nitrogênio em sua composição. Elas, juntamente com um açúcar e um ácido fosfórico, formam o ácido ribonucleico (RNA) e o ácido desoxirribonucleico (DNA), encontrados nas células dos seres vivos.
As bases nitrogenadas são classificadas em dois grandes grupos:
Bases púricas ou purinas - derivam da purina e possuem dois anéis (um hexagonal e um pentagonal) de carbono e nitrogênio. Fazem parte desse grupo a adenina (A) e a guanina (G);
Bases pirimídicas ou pirimidinas - derivam da pirimidina, são menores que as púricas e formadas por um anel (hexagonal) de carbono e nitrogênio. Fazem parte desse grupo a citosina (C), a timina (T) e a uracila (U).
As bases nitrogenadas adenina, guanina e citosina são encontradas nas moléculas de DNA e RNA, enquanto a timina T pertence especificamente ao DNA e a uracila é exclusiva ao RNA. 

DNA e RNA: semelhanças e diferenças
O DNA ou ADN é conhecido como a molécula da vida. Nela estão guardadas todas as informações genéticas dos seres vivos, que podem ser transmitidas para os seus descendentes.
Essa molécula possui um formato de dupla hélice, com vários nucleotídeos que estão ligados uns aos outros por pontes de hidrogênio. Os nucleotídeos, por sua vez, são polímeros constituídos por três substâncias:
• Uma molécula de açúcar com cinco carbonos, chamada de pentose (desoxirribose);
• Um ácido fosfórico;
• Uma base nitrogenada formada por por adenina, guanina, citosina e timina.
As bases nitrogenadas do DNA se pareiam sempre na mesma forma: o A é ligado ao T (A-T) e o C ligado ao G (C-G) ou vice-versa (T-A e G-C). A adenina e a timina são unidas por duas ligações de hidrogênio, já a guanina e a citosina estão unidas por três ligações.
Os filamentos do DNA enrolam-se e, consequentemente, combina-se. Por exemplo, se uma fita possui a sequência AATGCTCC a outra terá TTACGAGG. A combinação dessas letras ultrapassam mais de 3 bilhões de possibilidades em cada célula e possibilita a variabilidade genética entre os seres vivos.
Já o RNA ou ARN é uma molécula que se forma a partir do DNA no núcleo celular, sendo encontrado também no citoplasma. Uma das suas funções é a produção de proteínas das células dos seres vivos.
O RNA se difere do DNA principalmente pela estrutura, já que ele possui uma única fita formada por uma pentose (ribose), um ácido fosfórico e as bases nitrogenadas de adenina, guanina, citosina e uracila. Perceba que nessa molécula,a timina é substituída pela uracila.
O RNA também se diferencia do DNA por não formam uma dupla-hélice, mas sim outras estruturas: um filamento simples (RNA mensageiro); uma fita com dobras, em forma de trevo (RNA transportador) e associado a ribossomos (RNA ribossômico).

Composição do DNA
O DNA é composto por nucleotídeos, os quais são compostos por três partes:
✲Um carboidrato de cinco carbonos (pentose)
✲Uma base nitrogenada
✲Um ou mais grupos fosfato
No que diz respeito ao açúcar presente no DNA, é verificada a presença de uma desoxirribose. A desoxirribose é uma pentose que se diferencia da ribose por possuir uma hidroxila a menos que esse último açúcar.

As bases nitrogenadas possuem um ou dois anéis, que apresentam átomos de nitrogênio, e estão classificadas em dois grupos: as pirimidinas e purinas. As pirimidinas possuem apenas um anel de seis átomos, sendo ele composto de carbono e nitrogênio. Já as purinas possuem dois anéis: um anel de seis átomos fusionados a um anel com cinto átomos. Citosina (C), timina (T) e uracila (U) são pirimidinas, enquanto a adenina (A) e a guanina (G) são purinas. Das bases nitrogenadas citadas, apenas a uracila não é observada no DNA.
Características do RNA
RNA (ribonucleic acid) é uma sigla em inglês que significa ácido ribonucleico. Ele é constituído por uma pentose, um fosfato e tem como bases nitrogenadas a adenina, guanina, citosina e uracila. O RNA, ao contrário do DNA, é composto por apenas uma fita e ela é produzida no núcleo celular a partir de uma das fitas de uma molécula de DNA. Depois de pronto, o RNA segue para o citoplasma celular, onde desempenhará sua principal função, que é controlar a síntese de proteínas.
Existem três tipos de RNA, o RNA mensageiro, o RNA transportador e o RNA ribossômico.

O RNA mensageiro (RNAm) é o responsável por levar a informação do DNA do núcleo até o citoplasma, onde a proteína será produzida. Como o RNA é uma cópia fiel de uma das fitas de DNA, é a partir dessa informação que o RNA mensageiro irá determinar quais são os aminoácidos necessários para a formação de determinada proteína, pois ele possui as trincas (códons) de bases nitrogenadas que definem cada aminoácido. Por exemplo, o códon UUA determina o aminoácido leucina, o códon AUG define o aminoácido metionina e assim por diante.
Comentários
Postar um comentário