Pular para o conteúdo principal

Tipos de reprodução. Sexuada e Assexuada.

Reprodução sexuada

 A Reprodução Sexuada é um processo em que há a troca de gametas (masculinos e femininos) para a geração de um ou mais indivíduos da mesma espécie. Esse tipo de reprodução acontece em muitos seres vivos incluindo os seres humanos. Os indivíduos que nascem dessa reprodução são semelhantes aos seus pais, mas não chegam a ser idênticos a eles.As vantagens desse tipo de reprodução é, principalmente, a diversidade genética dos indivíduos que garante mais genes segregados nas gerações futuras.

Como desvantagens, podemos apontar o maior gasto energético e o maio tempo para realizar o processo de fecundação e desenvolvimento do novo indivíduo, que diminui o tempo para realizar outras atividades vitais ao organismo. Além disso, durante a reprodução sexuada, organismos diversos ficam mais expostos a predadores.

Reprodução sexuada nos animais

Nos animais, incluindo os seres humanos, a reprodução sexuada envolve o processo de meiose.O processo envolve os gametas, que são células reprodutivas haploides. Os gametas masculinos são os espermatozoides e os femininos são os óvulos.Em raras exceções, como no caso das minhocas, os dois gametas são produzidos pelo mesmo indivíduo causando o processo de autofecundaçãoA esses indivíduos damos o nome de hermafrodita.

O que são os Espermatozoides?

Os espermatozoides são células produzidas por indivíduos do sexo masculino, e são muito menores que os óvulos. Sua estrutura permite o máximo de eficiência durante o deslocamento para encontrar o óvulo utilizando uma cauda longa.

Apesar da maioria dos espermatozoides terem a cauda, algumas espécies produzem essas células sem esse flagelo. Um exemplo é o espermatozoide dos nematódeos, que são animais vermiformes (vermes); um representante bem famoso é a lombriga.

O que são os Óvulos?

Os óvulos são muito maiores que os espermatozoides e são células imóveis produzidas pelos indivíduos do sexo feminino. Dentro do óculo, há uma reserva de nutrientes (vitelo) que servem para o desenvolvimento do embrião caso haja fecundação com um espermatozoide.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ausênsia de dominância

 Ausênsia de dominância ●   Se cruzarmos plantas vermelhas com brancas, teremos uma geração F1 100% heterozigota com fenótipo rosa. Caso façamos o cruzamento da geração F1, os indivíduos da geração F2 seguirão na proporção 1 v ermelha : 2 rosas : 1 branca. Dominância incompleta ou ausência de dominância:  Em alguns casos, os filhos de um cruzamento entre homozigotos com fenótipos diferentes, apresentam um fenótipo intermediário em relação aos genitores.  Este é o caso da dominância incompleta ou ausência de dominância . Dominância completa A dominância completa é aquela mais simples, em que um alelo suprime a manifestação de outro quando em heterozigose.  Isso faz com que o fenótipo de um indivíduo em heterozigose seja igual ao fenótipo de um indivíduo homozigoto dominante. O exemplo mais clássico de dominância é o albinismo, uma desordem genética em que se observa um defeito na produção de melanina, pigmento responsável pela cor da pele e dos pelos. O alel...

Probabilidade em genética

 PROBABILIDADE EM GENÉTICA Genética A  Genética  é a ciência da  hereditariedade . Ela estuda o que são os genes, como eles transmitem as informações e como elas são passadas adiante, para a próxima geração, por meio da reprodução. A informação genética de um organismo é denominada genoma, e ele é organizado em cromossomos. Gregor Mendel é considerado o pai da Genética.         O que é Genética? A Genética é  área da Biologia que estuda a herança biológica  ou hereditariedade. O DNA é a molécula que transmite as informações hereditárias dos genitores para os descendentes por meio da fecundação. Os gametas ( óvulo  e  espermatozoide ) contêm toda a informação hereditária para originar um novo organismo, e tais informações estão distribuídas em unidades fundamentais denominadas genes. Os  genes manifestam suas características sintetizando  proteínas , que são substâncias essenciais à estrutura das  células . A sínt...