Seja na sala de aula ou no trabalho durante a etapa de desenvolvimento de um produto, é: todas as ideias precisam passar por testes e são passíveis de terem um modelo de teste, não importa se são consideradas extremamente simples ou absolutamente complexas.Quando pensamos no desenvolvimento de um protótipo, ou seja, quando chegamos na etapa de fazer a prototipagem, não podemos ignorar uma outra função dessa fase: fazer a conexão entre time de produtos e usuário final.Mais do que possibilitar testes sobre a funcionalidade do produto, serviço ou sistema, na prototipagem temos a possibilidade de descobrir informações extremamente importantes, como, por exemplo, dados não antes descobertos sobre os clientes e informações sobre o que está sendo desenvolvido, o que torna essa etapa uma fonte de novas funcionalidades, estratégias de negócios e diversificação de métodos.
1. Protótipos de viabilidade
Esse tipo de protótipo é geralmente utilizado para testes de novas tecnologias e algoritmos; nem sempre é descartado, uma vez que pode ser guardado para aprimoramento. Eles geralmente tratam dos riscos técnicos durante a descoberta do produto e antecedem a viabilidade dele.
2. Protótipos de baixa fidelidade
Esse tipo de protótipo não é criado para parecer igual ao produto final. Ou seja, o protótipo de baixa fidelidade e nem mesmo de média fidelidade precisam parecer reais, pois são usados para refletir sobre o produto ou mesmo identificar possíveis problemas de usabilidade e são, geralmente, usados ainda no início dos desenvolvimentos, sendo mais baratos e rápidos de se fazer.
Objetivos e/ou propósitos na criação de um protótipo de baixa fidelidade:
Descartar as maiores incertezas;
Testar conceitos e descobrir o valor daquele produto;
Servir de base para os protótipos de alta fidelidade.
3. Protótipo de alta fidelidade
Os protótipos de alta fidelidade são muito semelhantes ao produto real e são os que mais se aproximam da experiência final. Sua construção é mais demorada e geralmente custam mais que os demais.
Objetivos na construção dos protótipos de alta fidelidade:
Obter dados significativos durante testes;
Observação de funcionamento, elementos gráficos, animações e microinterações.
O que é protótipo?
Um protótipo é um modelo preliminar de algum projeto para prova de conceito ou até mesmo como MVP (Produto Viável Mínimo). A fase de testes e/ou planejamento de um produto, os protótipos são usados para aumentar a chance de sucesso do projeto.A partir do protótipo inicial outros modelos e aprimoramentos podem ser desenvolvidos até a validação final de um produto.Realizar a etapa de prototipagem reduz incertezas sobre a aparência, requisitos; usabilidade e até o desempenho do produto, podendo evitar prejuízos desnecessários.
https://www.brunafonseca.pro.br/post/prot%C3%B3tipo-os-3-modelos-mais-usados
https://fit-tecnologia.com.br/prototipos/#:~:text=Um%20prot%C3%B3tipo%20%C3%A9%20uma%20amostra,o%20design%20do%20produto%20real.
Comentários
Postar um comentário