Primeira e Segunda lei de Mendel
➮ Antes de abordar este assunto, veja algumas curiosidades:
Mendel realizou diversos experimentos com ervilhas a fim de demonstrar os mecanismos de hereditariedade. Ele resolveu utilizar as ervilhas porque elas realizam autofecundação, possuem ciclo de vida curto, são cultivadas facilmente e produzem um grande número de descendentes.
● Mendel ficou conhecido pelo seu estudo com a espécie Pisum sativum (ervilha).
Primeira Lei de Mendel
Os seus experimentos analisaram sete características das ervilhas: cor da flor, posição da flor no caule, cor da semente, textura da semente, forma da vagem, cor da vagem e altura da planta.
Ao observar a cor das sementes, Mendel percebeu que a linhagem de sementes amarelas sempre produziam 100% dos seus descendentes com sementes amarelas. E o mesmo acontecia com as sementes verdes. As linhagens não apresentavam variações, constituindo linhagens puras. Ou seja, as linhagens puras mantinham suas características ao longo das gerações.
Mendel resolveu chamar a característica que mais apareceu nos indivíduos de dominante e aquela que pouco se manifestou de recessiva. Ele nomeou a geração que deu início ao experimento de parental (P), a primeira geração de filhos de F1 e a segunda geração recebeu o nome de F2. Para todos os caracteres analisados, Mendel observou que a geração F2 sempre apresentava uma proporção de 3:1, o que poderia sugerir que sempre haveria um fator que dominava sobre o outro.
➮ Baseando-se nesses resultados, Mendel formulou algumas hipóteses:● As características são determinadas por pares de fatores hereditários.
● Um fator é herdado da mãe e o outro é herdado do pai.
● Indivíduos ditos puros possuem os fatores iguais. Já os híbridos possuem fatores diferentes entre si e produzem dois tipos de gameta.
● Quando dois fatores são encontrados em um individuo, apenas um deles manifesta-se.
● Quando os gametas formam-se, ocorre a separação dos fatores.
Diante dessas hipóteses, originou-se a Primeira Lei de Mendel, também conhecida como Princípio da segregação dos fatores ou Princípio da pureza dos gametas, que pode ser enunciada da seguinte maneira:
"Cada caráter é condicionado por um par de fatores que se segrega na formação dos gametas, nos quais ocorrem em dose simples".
Segunda Lei de Mendel
A Segunda Lei da Segregação Independente baseia-se na transmissão combinada de duas ou mais característica, Mendel começou a estudar a segregação de dois genes simultaneamente, ele realizou cruzamentos de sementes verdes e rugosas com sementes amarelas e lisas.
➠ O objetivo era descobrir se essas características estavam relacionadas.
● Uma semente amarela necessariamente precisa ser lisa?.
Para responder essa questão, Mendel realizou cruzamentos para analisar a transmissão de características relacionadas a cor e a textura das sementes.
A 2ª Lei de Mendel conclui que os genes de dois ou mais caracteres são transmitidos aos gametas de forma independente.
● O alelo V condiciona ervilhas amarelas;
● O alelo v condiciona ervilhas verdes;
● O alelo R condiciona ervilhas lisas;
● O alelo r condiciona ervilhas rugosas.
O cruzamento entre as duas sementes resultou em 100% de sementes amarelas e lisas (Geração F1). Então, Mendel realizou a autofecundação entre as sementes da Geração F1.
Comentários
Postar um comentário